As lavouras utilizam produtos químicos produzidos a partir de ingredientes ativos banidos e proibidos na União Européia, nos Estados Unidos e na China. Aqui no Brasil a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária ) vem tentando inutilmente analisar doze produtos que são a base para esses fertilizantes, mas vem sendo barrada pelas empresas fabricantes que conseguiram na Justiça o direito de continuarem importando e estocando esses ingredientes.
Diante de sua impotência com relação a decisão da Justiça com relação a esse assunto, a Anvisa só tem a lamentar que essa situação coloque a população em riscos inaceitáveis pois esses produtos são usados em toneladas pelos agricultores.
A seguir, a lista da Anvisa dos ingredientes que servem de base para dezenas de produtos agrotóxicos:
ACEFATO - pode causar danos ao sistema reprodutivo e é cancerígeno; usado em lavouras de algodão, amendoim, batata, couve, feijão e fumo.
CIHEXATINA – causa má formação fetal; usado em lavouras de café, laranja, maçã, morango e pêssego.
ENDOSSULFAN – gera danos no sistema endócrino e reprodutivo; usado nas lavouras de algodão, café, cacau e soja.
METAMIDOFÓS – causa problemas respiratórios, hipertensão arterial, e convulsão; usado em lavouras de alface e tomate.
PARAQUATE – alta toxidade aguda e toxidade crônica; usado nas lavouras de abacate, arroz, banana, batata, café, milho, soja e trigo.
PARATION – causa desregula o sistema endócrino e causa má formação fetal; usado nas lavouras de algodão, arroz, alho, batata, cebola, milho, soja e trigo.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment