Monday, December 29, 2008

ECOLOGIA 5 - Vazamento de metano

Sob o Oceano Ártico, embaixo do solo congelado existem gigantescos depósitos de metano gerado pela decomposição de matéria orgânica proveniente de plantas e animais ao longo de milhões de anos e que estão começando a vazar segundo pesquisadores da Universidade do Alasca.

O mar do Pólo Norte está cada vez mais quente e o metano borbulha nele escapando em bolhas dos buracos no gelo do leito do oceano. Na costa da Sibéria, várias medições já constataram os altos níveis do gás.

As consequências são preocupante pois há fortes indícios de que um grande vazamento de metano causou transformações climáticas responsáveis pela extinção de 96% de espécies marinhas e 70% dos vertebrados da terra há 250 milhões de anos; também se associa um vazamento como esse a um período de altas temperaturas e uma grande onda de extinções chamado Termal Máximo há 55 milhões de anos.

Não podemos esquecer que esse gás tem um alto poder de aquecer a atmosfera e sob esse oceano os depósitos são tão grandes que se escapar uma pequena fração deles tornará impossível estabilizar a atmosfera novamente e isso terá consequências catastróficas.

No comments:

Post a Comment